Vara de Execuções Criminais de Santa Maria e Região é destaque no Estado

Vara de Execuções Criminais de Santa Maria e Região é destaque no Estado

Foto: Eduardo Nichele/Márcio Daudt (DICOM/TJRS)

Juiz Ulysses Fonseca Louzada recebe certificado pelas mãos da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.

Historicamente, os processos penais do Brasil são conhecidos como sinônimos de longa espera. Existem alguns sistemas para monitorar as tramitações a fim de acelerar e facilitar o dia a dia. Conforme os dados de 2022, o trabalho desenvolvido em Santa Maria e região está em avanço nestes quesitos. A Vara de Execuções Criminais Regional (VEC) de Santa Maria é primeiro lugar no Estado dentro do segmento de grande porte. O desempenho é resultado dos julgamentos, acompanhamentos de casos e monitoramento dos 11 presídios da região de abrangência.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A premiação foi entregue ao juiz da 1ª VEC de Santa Maria, Ulysses Fonseca Louzada, durante cerimônia na última quinta-feira (31), em Porto Alegre.


— Com certeza tivemos este resultado, pois estamos administrando bem e com dignidade. É um trabalho muito intenso. As varas de execuções criminais são como uma infantaria, é um momento em que executamos a pena atribuída à alguém – destaca Louzada, juiz responsável pelos julgamentos da Vara. 


Os destaques 

O município é destaque no segmento de vara especializada de grande porte. Confira a lista dos destaques a seguir:


Segmento VEC Especializada 

  • 1º Lugar – Vara de Execuções Criminais Regional de Santa Maria, com a presença do Juiz Ulysses Fonseca Louzada, acompanhado pelo servidor Rodrigo Pilla de Azevedo e Souza
  • 2º Lugar - Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Passo Fundo, representada pelo Juiz André Luís Ferreira Coelho, acompanhado pela servidora Fernanda de Moura Bluhm Gomes
  • 3º Lugar - Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Santa Cruz do Sul, representada pela Juíza Luciane Inês Morsch Glesse, acompanhada pelo servidor Roque Barrichello


Foto: Márcio Daudt/Divulgação

Como ocorreu as seleções 

Com o objetivo de averiguar o fluxo de trabalho nas unidades judiciárias de primeira instância, bem como sua rotina, foi proposto o Programa de Reconhecimento das Varas de Execuções Criminais, instituído pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário  (GMF/TJRS). 


Ao olharem para os dados do Painel de Indicadores do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), entre fevereiro e dezembro de 2022, foi indicado os vencedores levando em consideração:

  • Análise de juntadas
  • Retorno da conclusão
  • Intimações com prazo decorrido
  • Implantações pendentes
  • Percentual de pendências 
  • Carga de trabalho por servidor ou estagiário


A VEC regional abrange, além de Santa Maria, as comarcas de Agudo, Caçapava do Sul, Cacequi, Jaguari, Júlio de Castilhos, São Sepé e São Vicente do Sul.

Próximos passos 

Nos apontamentos do juiz, os próximos passos para qualificar o trabalho é aumentar o número de servidores da vara, visto o trabalho crescente das execuções criminais.

 

Também, impulsionar a ressocialização com novos projetos e oportunidades. A ideia é contribuir para que se insiram na sociedade novamente após o cumprimento da pena e não cometam os mesmos erros que levaram até lá. 


*Com informações da assessoria de comunicação do TJ/RS


Mega-Sena acumulada pode pagar prêmio de R$ 48 milhões Anterior

Mega-Sena acumulada pode pagar prêmio de R$ 48 milhões

Reconhecimento facial está presente em todos os estados do Brasil Próximo

Reconhecimento facial está presente em todos os estados do Brasil

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI